Trombudas

Trombudas
Localização:
Colônia 3 – Faxinal dos Trojan - Serra da Esperança
Distância do Centro (Mallet): 12 km
Meios de Acesso: Rodoviário não pavimentado – 9,5 Km com cascalho e 2,5 sem cascalho.

Formado pelo Rio Claro na Área de Proteção Ambiental da Serra da Esperança com aproximadamente 2,5 km de extensão, com vários saltos, sendo que alguns chegam a possuir mais de 50 metros de altura. Conta ainda com trilhas interpretativas, centro de visitantes, área para camping, rapel, bóia-cross e locais para banho e pesca. Localiza-se na Colônia 3 em Faxinal dos Trojan a 12 km da sede do município. Aberto ao público diariamente.

Fonte: Governo do Paraná
http://www.pr.gov.br/turismo/turismo_mun_mallet.shtml?turistas


Chegando ao local, é necessário estacionar o carro na barranca do rio, e caminhar por uma trilha que margeia o lado direito do rio, apresentando muitos obstáculos, exigindo um bom preparo físico. Nesse local é possível encontrar várias espécies de peixes como: truta, joana (peixe azulado só visto nestes locais), lambari, cascudo, bagre, guasca, entre outros. Também pode ser encontrado nessa área paca, capivara, macucos, jaguatirica, gato do mato, guará, tatu, quati, cateto, bugio, ariranha, serelepe, arara, tucano açu, jacu, uru, inhanbú chitam e muito mais animais e aves que vivem nesta área, e em via de extinção.
Apresenta vários poços no percurso do rio com as seguintes denominações pela comunidade local e profundidades aproximadas: Poço Preto - 2 metros, do Salto - 5 metros, da Miséria – 2 metros, da Pedra Vagão – 2 metros, da Volta – 2 metros, do Nica – 2 metros e da Pistola – 2 metros. Apresenta também, rochas denominadas pelas características naturais: Pedra Vagão, Lombo de Burro e outras. Dois córregos, sendo Sanga Funda e Arroio do Vidal. A prática de banho ocorre com mais freqüência no Poço da Miséria devido haver nas margens uma pequena praia com areia muito utilizada para camping. Em um percurso de 1,5 Km dos 2,5 Km, o rio atravessa um vale constituindo-se de um cânion.
Um dos atrativos turísticos mais visitado no Município, para a prática de pesca, banho, treeking, rapel, boia-cross, camping, e outras atividades de lazer. Essa maravilha da natureza apresenta em uma extensão aproximada de 2,5 Km, vários saltos, sendo cinco, chegando a mais de 50 metros de altura e mais três saltos menores, na barranca direita do rio, e na barranca esquerda três saltos pequenos, mas um com uma queda forte de água e no percurso do rio apresenta duas quedas pequenas e três grandes, com alturas aproximadas, sendo a primeira com 6 metros, a segunda com 15 metros e a terceira com 5 metros de altura.


Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE MALLET
SEC. MUN. DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE
Realização da Pesquisa e Execução:
Franciele Alessandra Grenteski
Mário Aleixo Sieklicki
Disponível em: http://br.geocities.com/sheyla_cleder/mallet/sobre/historico.htm